Jossane Candeira Neuropsicologia e Desenvolvimento

O que são abordagens psicológicas?

Cada vez mais, as pessoas questionam aos profissionais de saúde sobre as abordagens psicológicas. Para responder a esses questionamentos,o mais importante é frisar que nenhuma abordagem é mais eficiente do que outra. Não tenho a intenção de definir quem é melhor, mas mostrar, pontualmente, que cada abordagem tem seu modo particular de ver e cuidar do indivíduo.

Durante a graduação de Psicologia nós estudamos três abordagens gerais e suas ramificações. Em um momento mais avançado do curso, após termos conhecimento sobre várias, escolhemos qual nos identificamos mais e aprofundamos os estudos sobre esta. Assim se desenvolvem os psicólogos psicanalistas, os comportamentais, os corporais, os gestalterapeutas… De modo didático e pensando nas origens das psicologias, as abordagens são divididas no que chamamos de Três Forças Inaugurais: Psicanálise, Behaviorismo e Humanismo. Cada uma dessas forças foi constituída por grandes nomes da psicologia, mas não necessariamente surgiram antes de todas as outras linhas.

A psicanálise foi criada por Freud e busca descrever as causas dos transtornos mentais, o desenvolvimento humano, sua personalidade e motivações. Nela o psicanalista, que nem sempre será psicólogo, trabalha muito pela via do inconsciente.

Skinner, por sua vez, desenvolveu o Behaviorismo, que atua a partir do comportamento do indivíduo. Nesta abordagem são utilizados métodos diretivos e considera-se que o ambiente um fator especialmente determinante para o modo de agir da pessoa.

Já a abordagem Humanista tem Carl Rogers como um de seus principais teóricos. Baseia-se no Humanismo filosófico, crendo na capacidade de mudança e crescimento de todo ser humano. O psicólogo que atua sob essa perspectiva, considera a enorme relevância do acolhimento e da empatia.

Cada uma das abordagens psicológicas se ramifica em “linhas teóricas” ou vertentes, cada uma com sua riqueza.Por exemplo: Psicanálise: psicologia analítica de Jung, psicanálise Winnicottiana, Psicanálise Lacaniana.
Behaviorismo: AC – Análise Comportamental, TCC – Terapia Cognitivo-comportamental, Terapia Breve-focal, Terapia Sistêmica.
Psicologia Humanista: ACP – Abordagem Centrada na Pessoa, Gestalt-terapia, Psicodrama.
Ainda podemos citar outras como a Abordagem Transpessoal e a esquizoanálise.

É importante ressaltar que as linhas teóricas não são cindidas entre si. Pelo contrário, elas bebem de muitas fontes precursoras comuns e, não custa lembrar, nenhuma é melhor do que outra.

Somos mais de 8 bilhões de humanos singulares no mundo! Não é difícil compreender que temos também muitas formas de ser. Assim, tem lugar para todas as abordagens e cada pessoa pode se beneficiar com os prazeres e as dores de realizar um acompanhamento psicoterapêutico!

Jossane Candeira
CRP 21/01835

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *